Inscrição Curso de Desenho

REALISMO SIMBÓLICO

"Mesmo que o artista se considere ateu o poema o aproxima de Deus"  Tom Zé


    Dante coloca os artista não nos círculos mais profundos mas sim no Limbo. O que quero dizer ao mencionar isso? Bem, o artista pode não ser um ser tão meritório a ponto de ser posto na mais alta categoria, mas também não é dos mais baixos que mereça as profundezas. De fato o artista, é um ser repleto de enigmas e profundidades, pois pelo seu olho tudo é escrutinado.

   Leonardo, que viveu depois de Dante, nos dirá para ser aprendizes da natureza, e estudarmos suas formas e proporções pois:

"Nas invenções d[a natureza] não falta nem sobra nada." 
— Leonardo da Vinci

    E ainda disse Da Vinci: "Ademais os homens que inventam são interpretes da natureza."  A partir deste homem, um arquétipo para qualquer artista, um dos maiores, senão o maior inventor de todos os tempos, podemos pensar sobre INVENTAR ou como costumamos falar em arte CRIAR, sim criar um quadro. Qual o processo para isso? Tenho dado aula a mais de 15 anos (www.estudiofranca.com.br) e sempre me deparo com alguns alunos que querem criar seus próprios desenhos. E quando vêem algum desenho meu perguntam-me: "Foi o senhor que criou, do zero?" Uma das vezes o aluno perguntou: "É todo autoral, seu?" Minha resposta foi: "Não, Deus já havia criado o rosto e os padrões para um rosto humano."  Somos enxertados todos os dias para fazermos algo DIFERENTE, algo NOVO, evoco aqui Belchior, grande compostor brasileiro, quando fala em sua canção, Caso Comum de Trânsito em alguém "ser o dono das palavras" a "voz do que é novo", será algo tão simples assim, não seríamos nós artistas apenas cronistas de nosso tempo ou de tempos passados, ou ainda melhor, um tempo futuro (uma utopia? Saiba que provavelmente o conceito que você tem de Utopia está etimologicamente errado). Sim a vaidade da qual fomos formados e principalmente a mais recente geração acha que ser diferente é agir como você mesmo, mas como? Somos sempre parte dum grupo, duma família, não há como zerar plenamente nossa cultura, nossa formação e assim sempre iremos interpretar as coisas ao nosso redor com base em nossos preconceitos. 

    Pois bem como defino então minhas "criações"? Como RECONFIGURAÇÕES, permita-me lhe explicar. Quando um poeta faz um belo poema, ele não está criando novas PALAVRAS, elas já repousam no "limbo" e"em estado de dicionário"(Carlos Drummo), sim o poeta não CRIA NOVAS PALAVRAS apenas tenta dar elas novos sabores e cheiros, APENAS isso, mas com esse APENAS nos encantam e nos levam a lugares nunca dantes vistos, ao menos por nós. Então como disse Umberto Eco: "a cultura medieval tem o sentido da inovação mas procure escondê-la sobre as vestes da repetição ao contrário da cultura moderna que finge enovar mesmo quando repete." (Arte e Beleza na Estética Medieval). Ou seja, como havia mencionado mais acima, apenas usamos coisas, seres, até ideias já antes nos passada e RECONFIGURAMOS, colocamos em especial, e aí para mim é quando alcançamos nossos melhores voos, JUNTAMOS CIÊNCIAS AINDA NÃO AGRUPADAS, um exemplo disso? Lenine recentemente o fez e belamente, no seu álbum CARBONO ele junta QUÍMICA (a capacidade do carbono) com MÚSICA, agora me diga, o que QUÍMICA e MÚSICA tem a ver? Depois de ouvir CARBONO de Lenine, TUDO. 

   Então se quer um conselho, liberte-se da ideia de CRIAR, RECONFIGURAR ou qualquer nome que queira chamar, o nome é só uma questão de semântica, mas concentre-se em aprender, aprender profundamente sobre o mundo ao seu redor esse COSMOS, tudo deveras ordenado, pois tudo ele pôs sobre: "Numerus, pondus et mensura" (Número, peso e medida). Sim caro amigo, estude profundamente, não o que lhe DISSERAM sobre uma maçã, ou uma uva ou uma pera... antes, olhe-a veja-a por dentro e por fora CONTEMPLE-A, e então desenhe-á. A partir deste conhecimento (a posteriori), busque o que ele já representou em várias culturas, encontre o ARQUÉTIPO se possível, e misture com o que DESCOBRIU. Creio que fazendo isso, você conseguirá RECONFIGURAR muitas e muitas vezes, mas sem vaidade, sem ir atrás da "CRIAÇÃO" deixe ela CHEGAR até você, e quando ela chegar registre-a em seu papel.
Mulher da Serpente
Este desenho foi exposto no Museu de São Francisco na  Paraíba e quando exposto pela primeira vez não tinha um tema ainda definido, as pessoas começaram a chamar de A MULHER DA SERPENTE  e assim ficou, era bem o que era mesmo.

Olhares
Quantos olhares há na vida? Esse foi apenas num dia de aula particular e individual que eu dava e a aluna uma senhora dos seus mais de 60 anos, disse que não iria fazer a aula, queira só me ver desenhando um rosto, eu estava na época fascinado por Ingres, assim comecei pelo rosto da mulher e passado o tempo, fui adicionando por algum motivo OLHOS diversos, e assim ela ficou.


O Sábio Tempo
Talvez o mais diferente da "turma", comecei esse quadro com a intenção de "CRIAR" (dizendo agora o oposto do que eu disse antes). É quando fiz o Sábio Tempo, ou melhor quando o reconfigurei desenhei o senhor numa folha de papel Fabriano, buscando que ele me "dissesse" o que mais colocar, mas não o forcei a "dizer nada", apenas assiste MUITOS vídeos de Civilizações antigas, li um pouco da Evoulçao da Física de Albert Einstein e estava fascinado por símbolos, usados pela humanidade.  O intuito já era explicar mais vividamente o movimento artístico ( de uma pessoa só) o Realismo Simbólico.

Abaixo alguma das coisas que colhi enquanto conhecia o Sábio T
empo
Dá para ser bom sem ser "muderno."

Percebo a letra apenas hoje que moro no interior, fico "abestado cum o relampiar forte dum temporal"
Veja este link como Xangai fala dos vaqueiros cantando neste link (http://www.youtube.com/watch?v=qQcJgSVBipY)
e o reconhecimento do Maior Regente da Orquestra da Natureza neste (http://www.youtube.com/watch?v=DrnttkJqar4)

Discordo da "soberanidade" duma cultura sobre outra, como neste vídeo mas pode usar a modernidade? Sim veja os videos de


Silvério Pessoa

'O problema é que há uma inversão perigosa de valores '

As artes puras deixaram de ser admiradas.



Reconstrua Puma Punku:



Explique-me como as três Piramides do Egito estão no centro de toda massa terrestre.
Pq alinha-se uma delas quase que perfeitamente com a "Rosa dos Ventos"?
Eram os antigos realmente menos inteligentes que nós como nos querem fazer crer os livros escolares?
O lado "melhor do cérebro" não foi ele esquecido?
Os maiores mestres das ciências não tinha uma certa aptidão artística, gosto ou admiração por ela? Veja Albert Einstein, Da Vinci, Galileu. Não eram cientistas "tradicionais". Aprenderam na faculdade e dependiam ter passado por essas para saber de algo. (Certo que Einstein cursara física, mas já existia Física Quântica, descoberta por ele?)

Há possibilidades das mais diversas e muitas vezes nem imaginadas -  e olha que Einstein descobriu os átomos assim. Não penso que os humanos precisavam ser mais fortes ou ter uma capacidade intelectual maior. (“O sábio é superior ao forte, e o homem de conhecimento, ao vigoroso em poder” - Provérbio Bíblico 24:5) Se o homem juntar forças ele é capaz do inimaginável. Somar, Somar e Somar, é difícil mas tem de ser feito, neste blog postarei vídeo de outros artistas e referência de outros que possam somar sobre mim.

A magnitude das construções antigas e o apego a cálculos "perfeito" e "exatos", o apego a detalhes insignificantes (como no desenho e na religião) é uma das coisas que atrasa a humanidade. Veja fotos:


Observe a irregularidade




A Arquitetura talvez seja o casamento mais perfeito entre Matemática e arte.
Hoje o homem tem capacidade de fazer monumentos estupendos (Exemplo Oscar Niemeyer) Veja estas fotos:

Mas veja o que acredito ser um outro empecilho para o progresso humano. No site que aparece esta foto há o seguinte texto (em parte): 

Essas estruturas foram feitas na antiga Iugoslávia (hoje Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Macedônia e Bósnia e Herzegovina) pelo presidente Josip Tito entre os anos de 1960 e 70, em locais onde houveram batalhas da Segunda Guerra Mundial ou antigos campos de concentração. Nos anos 80, esses monumentos atraíram milhares de visitantes por ano, especialmente jovens patriotas. Mas depois que a república foi dissolvida no começo dos anos 90, quando quatro das seis repúblicas deixaram a federação para formar Estados independentes, as estruturas foram completamente abandonadas. (O negrito é meu.)

Notou? A divisão política, o velho ditame que se um politico começa e outro termina quem levará a glória? Que arte é uma coisa matemática outra (Veja o livro A Monalisa e a Matemática). Desenho é um música outra, fotografia outra. Faz favor. Louvado seja todo Bom Artífice.

Conviver com "outros povos" e ainda mais interioranos tem sido enriquecedor para mim, aqueles que são tidos por estúpidos e não esclarecidos, conhecem a terra como um bom advogado conhece as leis. Não menosprezo o conhecimento nem de um nem de outro, embora os Magnatas da Mídia (Os Senhores do Mundo) menosprezem a sabedoria popular eu não, "derribo" (vocabúlo piauieis também usado por Camões se quiser referencia gramatical reconhecida já que o interiorano "não sabe falar") Veja os links agora neste ponto: O agricultor pode ser cantado (Louvado):


Canção de Elomar veja como é Bárbaro, Renascentista, Medieval (termo que pode ser neste caso até pejorativo) diferente de toda cultura de massa:



Isto tudo sem falar da Natureza que tenho conhecido e que o homem tenta nos fazer não ter tempo para aprecia-las e tenta nos iludir com suas imitações baratas nada miméticas da natureza -seus Shoppings e demais construções - não que não tenham valor mas que são inferiores aos da Criação divina. Recentemente fiz com minha esposa e um irmão o Pedro Santos uma viagem pelo litoral Pernambucano e Alagoano são lindo recomendo.
A arte portanto se torna um meio para um fim, digo não apenas a comunicação através da imagem mas uma causa para o diálogo e assim aguçar a curiosidade.

Isto é uma introdução ao Realismo Simbólico, tentar ampliar a mente através da arte e dos símbolos. Tudo na Realidade tem um simbolismo. 

Como se desenha com os princípios do

Realismo Simbólico?


Primeiro, esse movimento não busca ensinar a desenhar, acredito que o homem já alcançou o topo da montanha, mas penso que o descemos, os cursos atuais em especial  os hiper-realismo tentam ensinar a já fazer o desenho pronto, e isto é o que o clássico rejeita - eu também não amo. Mas acho que se pode usar mas depois abandone.

Mas se fosse para falar diria que se é para desenhar assim - o leitor use de discernimento:

"No princípio Deus criou os céus e a terra.
Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia,
e havia escuridão sobre a superfície ".
- Gêneses 1:1,2

Entendeu? Desenhe 1° o todo - o rosto por exemplo. Daí quando estiver o caos, chame a existência os detalhes - os olhos a boca.

Veja esses desenhos:


Feito em papel preto com lápis branco.

Note como é "manchado".


Este vídeo sintetiza melhor. Viva ao grande David Jon Kassan, (Veja que não sou regionalista como muitos dos artistas que aqui posto nem sou contra a tecnologia mas acho que esses meios devem somar - do sulista ao nordestino, do brasileiro ao japonês)



Conheça suas raízes mas não as sobreponha as outras culturas isso é ignorância e falta de bom senso por que pensaríamos da mesma forma se estivéssemos do outro lado cultural.




Veja um mestre na Anatomia

Veja estes Rob Wareing




Gostaria de aprender a desenhar? Veja o nosso CURSO DE DESENHO no site:

www.estudiofranca.com.br



Postar um comentário

0 Comentários